Governo espanhol trava leilão de possível quadro de Caravaggio

O governo espanhol bloqueou o iminente leilão de um quadro atribuído ao círculo do pintor José de Ribera, por suspeitar de que seria, na realidade, do mestre italiano Caravaggio, anunciou o Ministério da Cultura esta quinta-feira.

Fontes do Ministério destacaram à AFP que o quadro foi declarado não exportável de Espanha “como medida cautelar”, após um relatório do Museu do Prado que aponta “evidências documentais e estilísticas suficientes” para considerar que a obra seria de Michelangelo Merisi da Caravaggio.

O quadro em questão é “A coroação de espinhos”, um “ecce homo” que seria leiloado à tarde pela casa madrilena Ansorena.

A casa de leilões confirmou à AFP que o quadro foi retirado da venda e que foi efectivamente “declarado não exportável e não pode sair da Espanha”.

A Ansorena acrescentou que vários especialistas estão a examinar a obra para comprovar a sua autoria.

A obra é um óleo sobre tela de 111×86 cm e datada no catálogo da Ansorena como do século XVII, com um preço inicial fixado em apenas 1.500 euros.

Maria Cristina Terzaghi, professora de História da Arte Moderna na Universidade de Roma III, tinha expressado dúvidas sobre a autoria da obra e afirmou ao jornal italiano La Repubblica que poderia ser de Caravaggio (1571-1610).

A especialista disse que o manto púrpura que veste o Cristo deste quadro “tem a mesma qualidade que o vermelho de ‘Salomé'” com a cabeça de São João Batista, outro quadro de temática religiosa exposto no Museu do Prado.

Fontes do Ministério espanhol da Cultura acrescentaram que com o quadro retirado do leilão, agora vai ser conduzido um estudo técnico e científico profundo, com o debate académico para determinar se a “atribuição a Caravaggio é verdadeiramente plausível”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.