China acusa Reino Unido de dar guarida a criminosos

A República Popular da China acusou esta quinta-feira o Reino Unido de dar abrigo a “criminosos procurados” depois de o activista pró-democracia de Hong Kong, Nathan Law, ter adiantado que Londres lhe concedeu asilo político.

O Reino Unido acusa a China de não cumprir  promessa de manter as liberdades fundamentais na  antiga colónia britânica durante 50 anos, até 1 de Julho de 2047.

Ontem, Law contou que lhe foi concedido asilo no Reino Unido, depois de ter fugido do território semi-autónomo chinês. O activista deixou Hong Kong, após a introdução de novas leis de segurança chinesas: “O Reino Unido é claramente uma plataforma para os agitadores da independência de Hong Kong e proporciona refúgio a criminosos foragidos”, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian, à imprensa.

Zhao, que se referiu a Law como um “suspeito criminoso”, classificou a medida de “grosseira interferência” no poder judiciário de Hong Kong: “O Reino Unido deve corrigir imediatamente o seu erro e parar de interferir nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China”, acrescentou.

Law, um antigo deputado de 27 anos e activista estudantil de Hong Kong, fugiu para o Reino Unido em Julho de 2020, semanas após a imposição da Lei de Segurança Nacional. Esta legislação é fortemente rejeitada pelos activistas pró-democracia.

No início deste ano, a China declarou que não reconheceria o passaporte britânico ultramarino atribuído a cidadãos de Hong Kong, devido a um novo plano de vistos. Desde Janeiro, este plano oferece um caminho para a cidadania britânica plena para aqueles que quiserem deixar o território.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.