Macau é uma cidade linda,em que a cultura oriental e ocidental se cruzam, com atracções turísticas fantásticas que mais parecem uma tela pintada por um famoso artista. A cidade com uma população de 650 mil habitantes, recebe cerca de 40 milhões de visitantes oriundos de todas as partes do mundo, o que dá em média , 3.3 milhões de turistas por mês. Mas porque é que as ruas estão vazias ? Onde andarão os turistas ? E os habitantes?
Jorge Sales Marques
Pediatra. Director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Conde de São Januário, em Macau
Estavam a cumprir rigorosamente as medidas recomendadas pela Direcção dos Serviços de Saúde e pelo Governo, de permanecerem em casa para não contagiarem os outros. Macau é o melhor exemplo para o mundo com zero casos diagnosticados há mais de um mês e com os 10 doentes infectados já curados e a viverem, actualmente, na sua própria casa. Sigam o exemplo das cidades ou países que obtiveram bons resultados. Devemos ter coragem e não vergonha. Na coragem ganhamos terreno. Na vergonha atrasamos medidas.
Estamos neste momento a lidar com uma pandemia. O Covid 19 não é o vírus da gripe, é mais contagioso e mortal. Sigam as quatro regras que mencionei previamente. Se não existirem máscaras que cheguem para toda a população, como parece ser o caso em Portugal, pelo menos lavem mais as mãos e durante pelo menos 20 segundos. Fiquem em casa e evitem locais fechados , muito menos repleto de pessoas. Não estamos em tempo de piadas sobre o coronavírus. Não interessa a ninguém. Levem isto a sério. Façam o rastreio de temperatura nas fronteiras e repitam o método em todos os locais públicos e privados. É discutível , talvez. Mas não deixem fugir doentes com febre; ao fazê-lo estão a evitar novos casos.
Sigam o exemplo das cidades ou países que obtiveram bons resultados. Devemos ter coragem e não vergonha. Na coragem ganhamos terreno. Na vergonha atrasamos medidas.
Coloquem gel para lavar as mãos ou spray de álcool nos locais em que é inevitável o uso das mãos. Acabem de vez com o registo de pontualidade com o dedo. Foi a maior falta de higiene e meio de contágio que inventaram. Façam quarentena aos turistas e portugueses oriundos das zonas de risco. Cortem as ligações entre Portugal e outros países onde a incidência de casos é elevada. Fechem as escolas de todo o país. Conduzam as aulas via internet. Fechem todos os locais públicos ou privados durante pelo menos 14 dias. Cortem com as visitas dos familiares aos hospitais e aos lares. Suspendam as consultas no hospital e façam via telefone e, em caso de necessidade, por videoconferência. O momento não é propício para ir ao café, ao futebol, ao cinema, aos centros comerciais, à praia, fazer turismo. Estamos numa situação de pandemia. É preferível parar agora. E não quando for demasiado tarde. Podemos perder turistas e dinheiro, mas ganhamos vidas e um futuro melhor. Um doente quando precisa de ser tratado , deve ser medicado no mesmo dia. Se for no dia seguinte pode morrer ou ficar com sequelas. Se cumprimos as recomendações, não contagiamos os outros: não seremos culpados de ter provocado a morte a um nosso familiar , ao vizinho ou até a um desconhecido. O tempo é de guerra e o inimigo não é um outro país. É invisível, mas mata. É necessário agir rápido. É necessário agir HOJE! Amanhã poderá ser tarde de mais.
(Texto publicado pelo autor na sua página pessoal da rede social Facebook e aqui publicado com sua autorização expressa.)
Leave a Reply