Os “chicos-espertos” durante a pandemia

É lamentável que quase um ano depois do primeiro caso positivo de Covid 19 em Portugal continuemos a ver com muita frequência cidadãos de todos os quadrantes da sociedade que utilizam todos os meios para furar a lei. São aqueles aqueles a que habitualmente chamamos de “chicos -espertos”. São bons exemplos, o desrespeito frequente pelo confinamento e a prioridade na aplicação da vacina.

Jorge Sales Marques/Pediatra

Durante o confinamento , as exceções à regra são tantas que facilmente qualquer cidadão pode arranjar uma explicação para não estar em casa. Basta olharmos para as famosas 52 excepções que o governo decretou durante o presente confinamento.

Com a confusão que o governo criou em relação ao grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19  facilitou e muito a vida a muitos “chicos-espertos” do país, ao ponto de terem usurpado dezenas – quem sabe centenas – de doses que deveriam ter sido aplicadas às pessoas com maior necessidade de as receber:  pessoas na faixa etária de risco ( mais de 80 anos) e profissionais de saúde .

Esta atitude é lamentável por parte de todos quantos não seguiram as orientações oficiais. Muitos episódios mediáticos na sociedade, acabaram sem os pressupostos de os culpados terem de ir ao julgamento ou serem condenados .

Estes (maus) exemplos estimulam o livre-arbítrio das pessoas, dando-lhes mais força para cometerem erros. Não é de admirar que se repitam estes tipo de comportamentos, egoístas e imorais.

Se tivéssemos tido um pouco mais de coragem para criminalizar todos os prevaricadores, sem excepção, durante o confinamento e a implementação das medidas sanitárias, muito provavelmente teríamos poupado muitas vidas.

Vamos ver se as pessoas que infringiram a lei em relação à vacinação serão  ou não punidas. Ou mais uma vez, nada irá acontecer aos “ chicos-espertos” deste país ?

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.