Pequim vai reforçar capacidade de prevenção de desastres naturais

O Governo central anunciou ontem que vai reforçar a capacidade de prevenção e resposta a desastres naturais. Na mensagem que enviou à Conferência Memorial dos Dez Anos do Sismo de Wenchuan, o presidente chinês, Xi Jinping, louvou os trabalhos de recuperação e de reconstrução conduzidos ao longo dos últimos dez anos.

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou no sábado que o Governo Central tenciona reforçar a capacidade de prevenção e de resposta a desastres naturais com o propósito de garantir a segurança de pessoas e bem.

A novidade foi adiantada numa mensagem de Xi Jinping lida na sessão de abertura da Conferência Memorial dos Dez Anos do Terremoto de Wenchuan. A iniciativa, que decorreu até ao final do dia de hoje em Chengdu, capital da província continental de Sichuan, abarcou ainda a quarta Conferência Internacional sobre Terremotos.

Na carta que enviou aos organizadores do certame, Xi Jinping congratulou-se com o trabalho de recuperação e de reconstrução conduzidos ao longo dos últimos dez anos, definindo-os como exemplares.

Na mensagem, o também secretário-geral do Partido Comunista considera que apenas o investimento continuo na prevenção e na capacidade de resposta a situações de catástrofe pode ajudar a salvar vidas.

A quarta conferência internacional sobre terremotos foi subordinada ao mote “Viver com o Risco Sísmico”. Xi Jinping instou os participantes a participar activamente nos trabalhos do seminário e a dar o seu contributo para a promoção da cooperação internacional no âmbito da gestão de riscos.

O certame atraiu mais de duas centenas de especialistas e académicas de vários países e regiões. A conferência promoveu ainda a cooperação internacional no que diz respeito a eventos de natureza sísmica no espaço contemplado pela iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.