Coronavírus. Hong Kong transforma campos de férias em zona de quarentena

As autoridades da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong anunciaram esta quinta-feira a decisão de transformar dois acampamentos de férias em zonas de quarentena para pessoas que estiveram em contacto com portadores do novo coronavírus já causou 17 mortes e mais de meio milhar de infetados.

A vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong foi colocada em “alerta máximo” após o surgimento deste vírus, que já matou pelo menos 17 pessoas e infectou mais de meio milhar de pessoas, sobretudo na cidade de Wuhan, no centro da República Popular da China.

Esses dois locais em Hong Kong já tinham sido usados como centros de quarentena durante a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que, há 17 anos, matou quase 300 pessoas na ilha. Este episódio deixou um profundo impacto psicológico na megalópole, uma das mais densamente povoadas do planeta.

Até agora, duas pessoas foram confirmadas como portadoras do novo coronavírus em Hong Kong. Estas duas pessoas estiveram recentemente em Wuhan e, agora, foram colocadas em quarentena num dos hospitais da vizinha Região Administrativa Especial.

Em Hong Kong, as autoridades anunciaram que dois campos, geralmente ocupados por campistas ou turistas, serão usados para colocar casos suspeitos em quarentena enquanto aguardam os resultados definitivos dos testes: “Teremos uma equipa inteira para administrar esses campos de quarentena”, disse Wong Ka-hing, diretor do Centro de Protecção à Saúde, aos jornalistas.

Wong disse que três pessoas que estiveram em contacto próximo com os dois casos confirmados foram conduzidas esta quinta-feira a um campo na zona rural de Sai Kung.

Na ilha de Hong Kong, outro acampamento de verão, que antes era um quartel militar britânico, está a ser preparado.

A RTHK, rádio pública de Hong Kong,  disse esta quinta-feira que uma das primeiras pessoas a serem transportadas para o local de Sai Kung era um turista australiano que ficou no mesmo hotel que um dos pacientes infectados. As pessoas infectadas com o coronavírus serão tratadas em áreas de isolamento no hospital.

Os acampamentos de Berão visam reduzir o risco de o vírus se espalhar enquanto se aguarda os resultados dos casos suspeitos. A mesma organização foi criada durante a epidemia de SARS.

Para além da China continental e Hong Kong, foram confirmados casos do novo coronavírus na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Estados Unidos, Taiwan e Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.