Joaquim Ng Pereira representa Macau no Encontro de Escritores da UCCLA

Fotografia: Florian K/Unsplash

O académico e animador cultural Joaquim Ng Pereira vai representar Macau na 13.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, certame que decorre este ano na Cidade da Praia, em Cabo Verde, entre 16 e 18 de Outubro.

Organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pela Câmara Municipal da Praia, o encontro tem esta no como tema “Independência, Literatura, Inteligência Artificial” e propõe-se discutir o impacto que a inteligência artificial  poderá ter sobre a literatura e o futuro do livro: “O encontro reunirá escritores, investigadores, editores, professores, críticos literários e leitores de vários países e regiões do espaço lusófono, promovendo o diálogo em torno do tema em análise. O programa coloca a Inteligência Artificial no centro das questões que hoje atravessam a criação literária e o futuro do livro”, escreve a UCCLA numa nota de imprensa.

Agendada para a próxima quinta-feira, 16 de Outubro, a sessão de abertura contará com uma intervenção de José Maria das Neves, Presidente da República de Cabo Verde. O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas do “arquipélago da morabeza”, Augusto Veiga, vai marcar presença na sessão de encerramento.

Em foco na 13.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa vai estar ainda o V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e o cinquentenário das independências de vários países lusófonos. Para além de Joaquim Ng Pereira, mentor do único curso de patuá a ser ministrado em Portugal, o certame deverá contar também com a presença de Hélia Correia, de Ricardo Araújo Pereira, do cabo-verdiano Germano de Almeida e do angolano Israel Campos, entre outros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.