Covid-19. Primeiro caso pode ter surgido em Outubro na China

Fotografia: Expediente Photo

O vírus responsável pela Covid-19 pode ter começado a espalhar-se na China já em Outubro de 2019, dois meses antes de o primeiro caso oficial da doença ser identificado na cidade chinesa de Wuhan, sugere um novo estudo publicado esta sexta-feira.

Investigadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, usaram métodos da ciência da conservação para estimar que o Sars-CoV-2 apareceu pela primeira vez entre o início de Outubro e meados de Novembro de 2019, de acordo com um artigo publicado no jornal científico PLOS Pathogens.

A data mais provável para o aparecimento do vírus é 17 de Novembro de 2019. O patógeno provavelmente já se tinha espalhado globalmente em Janeiro de 2020, estimaram.

O primeiro caso oficial de Covid-19 da China surgiu em Dezembro de 2019 e foi vinculado ao mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan.

No entanto, alguns dos primeiros casos não tinham ligação conhecida com Huanan, o que implica que o Sars-CoV-2 já estava a circular antes de chegar ao mercado.

Um estudo conjunto publicado pela República Popular da China e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no final de Março reconheceu que podem ter ocorrido infecções esporádicas em humanos antes do surto de Wuhan.

Num artigo publicado esta semana, o investigador Jesse Bloom, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, nos Estados Unidos, recuperou dados de sequenciamento genómico dos primeiros casos de Covid-19 na China que tinham sido apagados de uma base de dados.

Os dados mostraram que as amostras retiradas do mercado de Huanan “não eram representativas” do Sars-CoV-2 como um todo e eram uma variante de uma sequência progenitora que circulava anteriormente, que se espalhou para outras partes da China.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos disseram à agência Reuters que as amostras usadas no estudo foram submetidas ao Sequence Read Archive (SRA) em Março de 2020 e posteriormente excluídas a pedido de investigadores chineses, que disseram que seriam actualizadas e enviadas a outra base de dados. Críticos afirmam que a exclusão é mais uma evidência de que a China estava a tentar encobrir as origens da Covid-19.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.