Mega-operação policial termina com 359 repatriações

As forças de segurança de Macau indiciaram 274 pessoas e repatriaram outras 259 no âmbito de uma operação de prevenção da criminalidade que se prolongou por mais de um mês e que mobilizou mais de sete mil agentes de organismos como a Polícia Judiciária, o Corpo de Polícia de Segurança Pública e dos Serviços de Alfândega.

A operação decorreu entre 22 de Janeiro e 21 de Fevereiro, período durante o qual 715 agentes das três forças policiais  identificaram 21 581 indivíduos, dos quais 359 foram repatriados.

Dos mais de um milhar de indivíduos – 1.132  – averiguados, 274 foram encaminhados para o Ministério Público indiciados pelos crimes de usura, tráfico ou consumo de droga, furto e burla, entre outros. A informação foi avançada pelos Serviços de Polícia Unitários, que deram conta também da detenção de 18 indivíduos em cumprimento de mandados de detenção: “Além disso, 18 indivíduos foram interceptados em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelas autoridades judiciárias e ordens de intercepção, entre os quais sete foram enviados para o estabelecimento prisional para cumprimento de penas”, pode ler-se na mesma nota.

As autoridades detiveram ainda 121 pessoas por troca ilegal de dinheiro e outras 39 por prostituição.

Por fim, os Serviços de Alfândega reforçaram no mesmo período do Ano Novo Chinês o combate ao comércio paralelo: “251 indivíduos foram acusados nos termos da Lei do Comércio Externo, tendo [sido] apreendidos cigarros, produtos cosméticos, vestuários de marca, medicamentos, produtos electrónicos, entre outros”.

A operação de prevenção da criminalidade este direccionada sobretudo para centros comerciais, salas de karaoke, casinos e imediações, mas alguns dos suspeitos foram também interceptados na via pública.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.