Frio intenso congelou parques de energia eólica no Texas

As tempestades de gelo que estão a afectar o Sul e o Sudoeste dos Estados Unidos liquidaram  no domingo quase metade da capacidade de geração de energia eólica do Texas, um dos efeitos de uma rara vaga de frio que atingiu a região, informou o operador do sistema de electricidade do Estado.

Respondendo a um pedido do governador Greg Abbott, o presidente Joe Biden emitiu a declaração do estado de emergência para todos os 254 condados do Estado do Texas no domingo, autorizando as agências dos EUA a coordenarem a ajuda humanitária em caso de catástrofes pelo mau tempo.

Os problemas de energia no Texas vieram chegaram com uma inédita vaga de frio, que combina neve, granizo e chuva gelada. As temperaturas baixaram em grande parte dos Estados Unidos, desde o noroeste do Pacífico até as Grandes Planícies e Estados do meio do Atlântico no fim de semana.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), o operador de rede do estado, emitiu um alerta em que pede aos consumidores e às empresas para economizar energia, citando o aumento da procura relacionado com o frio extremo que assola o Estado: “Estamos a lidar com interrupções de geração acima do normal devido a turbinas eólicas congeladas e ao fornecimento limitado de gás natural disponível para geradores”, disse a agência.

Vários parques eólicos no oeste do Texas, atingidos por tempestades de gelo no fim de semana, foram particularmente atingidos.

Dos mais de 25.000 megawatts de capacidade eólica normalmente disponíveis no Texas, cerca de 12.000 megawatts estavam fora de serviço na manhã deste domingo “devido ao mau tempo”, disse a porta-voz da ERCOT, Leslie Sopko.

A geração de energia eólica é a segunda maior fonte de energia no Texas, responsável por 23 por cento das fontes de alimentação estaduais no ano passado, atrás do gás natural, que representou 45 por cento, de acordo com dados da organização.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.