Governo chinês lança documentário que elogia resposta à pandemia

O Governo da República Popular da China lançou um documentário de cariz patriótico esta sexta-feira para assinalar o primeiro aniversário do confinamento de Wuhan contra o coronavírus, parte de um esforço mais amplo das autoridades para retratarem a reacção inicial do governo à Covid-19 de forma positiva.

Pequenas plateias reuniram-se em Pequim para assistir ao filme “Wuhan Days and Nights”. exactamente um ano depois de Wuhan ser sujeitada a um confinamento inesperado de 76 dias nas primeiras horas de 23 de Janeiro de 2020.

Acredita-se que Wuhan, localizada na província central de Hubei, foi o primeiro epicentro da pandemia global, que já infectou quase cem milhões de pessoas e matou mais de 2 milhões.

A República Popular da China conseguiu controlar o vírus meses mais tarde com medidas de controlo rigorosas e a vida praticamente regressou ao normal em Wuhan, mas a reacção inicial do Governo provocou críticas públicas generalizadas.

O documentário, uma co-produção da imprensa estatal e do Departamento de Propaganda de Hubei, foi lançado em cinemas de todo o país e conta com cenas comoventes dos hospitais de Wuhan, inclusive de médicos a tomarem conta de pacientes e de ruas vazias: “É um trabalho que usa a vida para registar a vida. Cria um hino heróico à vontade do povo”, disse um artigo da imprensa estatal publicado no portal do governo de Wuhan, depois de uma pré-estreia para profissionais de saúde da cidade.

A imprensa estatal já tinha descrito o filme como o primeiro grande documentário sobre o surto na República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.