Actividade económica na Zona Euro volta a sofrer nova contracção

A economia do sector privado da Zona Euro contraiu-se pelo segundo mês consecutivo em Dezembro, embora a um ritmo muito mais lento que no mês precedente, com o sector dos serviços a arrastar a actividade, segundo dados da consultora Markit.

O Índice PMI Composto de Actividade Total da Zona Euro da IHS Markit passou de 45,3 pontos de Novembro a 49,1 em Dezembro, pelo que o resultado final foi inferior ao da sua leitura precedente (49,8).

O sector manufactureiro foi o que mostrou melhores resultados em Novembro, crescendo pelo sexto mês consecutivo e a maior ritmo que em Novembro.

A Irlanda foi a economia com melhores resultados graças à acumulação de bens relacionada com o Brexit, seguida pela Alemanha, cujo crescimento está sustentado pelo sólido aumento das exportações.O resto dos países analisados sofreu com contrações da sua economia, embora o ritmo de declive moderou-se “notavelmente” tanto em França como em Espanha, segundo assinala o estudo, que aponta Itália como o país com os piores resultados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.