As autoridades chinesas da concorrência anunciaram na quinta-feira uma investigação sobre o gigante do comércio online Alibaba por “práticas suspeitas de monopólio”.
O anúncio da Administração Estatal de Regulamentação do Mercado sobre a empresa fundada pelo carismático Jack Ma provocou uma forte queda das acções do Alibaba, que chegou a ser de oito por cento, durante a sessão na Bolsa de Valores de Hong Kong.
“Sem dúvida que há uma escalada de esforços coordenados destinados a obstruir o império de Jack Ma, que simboliza as novas entidades chinesas, grandes demais para falir”, disse o analista Dong Ximiao, do Instituto de Finanças na Internet de Zhongguancun, o “Vale do Silício” de Pequim, citado pela agência Bloomberg.
As autoridades não divulgaram detalhes sobre o que reprovam no Alibaba, excepto um “acordo de exclusividade” do qual não se sabe mais nada.
O gigante do comércio pela Internet prometeu “cooperar activamente na investigação com os reguladores”.
A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado também anunciou que entrou em contacto com o Ant Group, líder global em pagamentos online e subsidiária da Alibaba, para discutir “supervisão e aconselhamento”, algumas semanas depois de Pequim frustrar no último minuto a oferta público de venda.
A entrada na Bolsa do grupo prometia estabelecer um recorde no mundo, com 34,4 mim milhões de dólares. Num comunicado, o Ant Group afirmou que vai “estudar rapidamente as exigências das autoridades e cumpri-las de maneira estrita”.
A suspensão no último minuto da entrada na Bolsa do Ant Group no início de Novembro suscitou uma grande surpresa. A decisão materializou-se poucos dias depois de um discurso de Jack Ma em Xangai, no qual o bilionário criticou a atitude dos reguladores financeiros.
Após o discurso, as autoridades suspenderam Ma, que não voltou a aparecer em público: “A mensagem política subliminar é que nenhuma empresa ou indivíduo tem o direito de desafiar o Partido Comunista, independente do seu tamanho”, disse à AFP Richard McGregor, do Instituto Lowy em Sydney.
A investigação é um golpe para o mundo empresarial chinês, onde o Alibaba e seu carismático fundador Jack Ma são símbolos do sucesso tecnológico da China.
Aos 56 anos, Ma afastou-se oficialmente da liderança do grupo depois de se ter aposentado no ano passado. Mas o empresário mantém uma influência inegável no Alibaba e no Ant Group por meio da carteira de acções de que é titular.
As autoridades estão preocupadas com o poder dos grupos de tecnologia e, mais particularmente, com suas investidas no sector de crédito online, onde contornam as regras de prudência impostas aos bancos públicos.
A imprensa chinesa expressou preocupação com os riscos de turbulência financeira.
A investigação contra o Alibaba “é uma medida importante para o nosso país fortalecer a supervisão antitruste no sector da Internet e promover um desenvolvimento saudável de longo prazo da economia digital”, escreveu o Diário do Povo, um órgão do Partido Comunista no poder.
Prova da preocupação das autoridades públicas com o Alibaba é que o grupo recebeu uma multa de 500.000 yuans na semana passada por não ter comunicado uma aquisição.

Leave a Reply