Madrid vai estar fechada de 4 a 14 de Dezembro

A Comunidade de Madrid vai estabelecer um cerco sanitário na região da capital espanhola durante dez dias, de 4 a 14 de Dezembro, período que abrange a ponte do feriado da Constituição no primeiro fim de semana do mês, de forma a evitar a disseminação do novo coronavírus.

Esta medida foi tomada de modo a chegar ao período de Natal nas melhores condições possíveis, de acordo com o anúncio feito esta sexta-feira em conferência de imprensa por um dos responsáveis de Saúde da região, Antonio Zapatero.

O Governo regional madrileno já adoptou a mesma decisão nas duas últimas pontes de modo a tentar salvar a época natalícia e continuar a achatar a curva de contágios, que nos últimos catorze dias apresenta uma incidência acumulada de 297 por cada 100.000 habitantes.

Zapatero assinalou que Madrid baixou dos 300 casos pela primeira vez, um bom dado que mostra que a região está a caminhar “por um bom caminho” e que se junta a outros números encorajantes, como a descida de 65,21 por cento do número de casos positivos a respeito do valor máximo desta segunda vaga.

Contudo, o responsável ressaltou que é preciso receber os bons dados “com prudência”, recordando que o vírus é “traiçoeiro e não nos permite relaxar, muito menos confiar”: “Estamos num momento crítico e queremos ser cautelosos; este caminho vai ser longo, por isso continua em vigor o recolher obrigatório desde as 00h00 até às 06h00”, disse Zapatero.

A capital de Espanha recebe habitualmente milhares de visitantes de outras regiões durante a chamada ponte da Constituição – vários dias festivos à volta do dia da Constituição, 6 de Dezembro, a festividade religiosa da Imaculada no dia 8 e o fim de semana – aproveitada por centenas de pessoas para ver as luzes de Natal de Madrid e fazer as compras típicas desta época.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.