Covid-19. Israel adquire oito milhões de doses à Pfizer

Israel assinou um acordo com a Pfizer Inc esta sexta-feira para receber 8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana, informou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o suficiente para quase metade da população israelita.

A Pfizer confirmou que finalizou um acordo de abastecimento crítico com Israel “que proporcionará ao povo israelita uma vacina contra a Covid-19 assim que for aprovada pelas autoridades reguladoras”, disse o executivo-chefe da empresa, Albert Bourla.

O acordo precisa ainda de ser aprovado pela agência federal norte-americana de medicamentos FDA e do Ministério da Saúde de Israel, disseram as autoridades israelitas. O ministro da Saúde israelita, Yuli Edelstein, disse que a Pfizer deve solicitar uma aprovação no final de Novembro.

A vacina em potencial da Pfizer e de sua parceira alemã BioNTech SE provavelmente terá que ser administrada em duas doses, o que significa que oito milhões de doses cobrirão apenas quatro dos nove milhões de habitantes de Israel.

Em comentários transmitidos pela televisão, Netanyahu disse que o acordo de abastecimento representa “um grande dia para Israel”: “O objetivo é que o abastecimento da vacina comece em Janeiro e aumente nos meses seguintes.”

Na segunda-feira, a Pfizer anunciou que sua vacina experimental contra a Covid-19 é mais de 90 por cento eficaz com base em resultados iniciais, uma grande vitória em potencial na guerra contra um vírus que já matou mais de um milhão de pessoas e abalou a economia mundial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.