Facebook apresenta novo tradutor para cem idiomas

O Facebook revelou na segunda-feira um software baseado em inteligência artificial que, segundo a empresa, é o primeiro a traduzir uma centena de idiomas sem depender do inglês.

O sistema foi criado para ajudar o Facebook a fornecer um conteúdo de melhor qualidade em 160 idiomas para os seus mais de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo: “Este marco é o culminar de anos de trabalho”, disse a investigadora assistente Angela Fan, num blog pertencente à rede social.

Fan afirmou que o novo modelo é mais preciso do que qualquer outro sistema porque não depende do idioma inglês como etapa intermediária para a tradução.

“Ao traduzir, por exemplo, do chinês para o francês, a maioria dos modelos multilíngues anglocêntricos traduz para o inglês e do inglês para o francês, porque os dados em inglês são os mais amplamente disponíveis”, explicou.

“Nosso modelo passa os dados directamente do chinês para o francês para melhor preservar o significado. Supera em 10 pontos os sistemas anglocêntricos” nas avaliações de sistemas de tradução, disse Fan.

O Facebook informou que seu serviço regista uma média de 20 mil milhões de traduções por dia e espera que o novo sistema consiga disponibilizar melhores resultados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.