Covid-19. Suiça torna obrigatório uso de máscara em espaços fechados

O uso de máscara é desde hoje obrigatório em locais públicos fechados em toda a Suíça, anunciou o governo federal no domingo, numa conferência de imprensa que serviu para anunciar outras medidas para tentar conter o aumento dos casos de Covid-19 no território.

“Esta semana, o número de casos duplicou” e o aumento agora é “exponencial”, declarou numa conferência de imprensa a presidente da confederação, Simonetta Sommaruga. A responsável política justificou a gravidade da situação para que a Confederação imponha medidas nacionais.

A Suíça foi moderadamente afectada pela pandemia no primeiro semestre e impôs restrições limitadas. Porém, durante o Verão, as autoridades e os cidadãos baixaram a guarda.

O ministro Federal da Saúde, Alain Berset, destacou na mesma conferência de imprensa que a taxa de exames positivos para a covid-19 actualmente gira em torno dos “15, 16 por cento”.

Neste domingo, centenas de manifestantes contrários às novas restrições manifestaram-se em Berna, frente ao palácio federal, de acordo com um fotógrafo da AFP.

Além dos locais públicos fechados, o uso de máscara também será obrigatório nas estações de comboio e aeroportos, assim como nas paragens de autocarro e de comboio.

Além disso, estão proibidas reuniões de mais de 15 pessoas em locais públicos.

Também sofrerão restrições as reuniões em ambiente particulares – que acabam por ser uma grande fonte de contaminação – com mais de 15 pessoas.

Além disso, em restaurantes, bares ou discotecas, só pode se consumir sentado.

O governo também recomenda o recurso ao trabalho remoto.

A Suíça, onde foram registados mais 1.822 casos de Covid-19 de sábado para domingo é o país da Europa onde a doença avançou mais rapidamente na semana passada (+146 por cento), de acordo com um levantamento feito pela agência France Press.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.