Maurícias decretam estado de emergência ambiental após derrame de petróleo

O primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, declarou o estado de emergência ambiental e solicitou a ajuda da França para lidar com um derrame de petróleo causado pelo navio MV Wakashio, que encalhou num recife ao largo da ilha.

“O estado de emergência ambiental foi declarado”, twitou o primeiro-ministro na noite de sexta-feira, após sobrevoar a área do acidente. “Não sabemos o que poderá ter acontecido com a embarcação”, explicou Jugnauth à imprensa local.

“O naufrágio do Wakashio representa um perigo para as Maurícias. O nosso país não tem experiência nem meios para resgatar o navio, por isso pedi ajuda à França e ao seu presidente Emmanuel Macron”, prosseguiu o primeiro-ministro.

A embaixada francesa nas Maurícias informou, num comunicado, que um avião da Força Aérea estacionado na Ilha da Reunião vai fazer duas viagens para analisar a situação do navio encalhado e o nível de contaminação na área.

“Estamos mobilizar equipas e materiais a partir da ilha da Reunião”, twitou o presidente francês, destacando que “quando a biodiversidade está em perigo, é necessário agir com urgência. A França está com o povo das Maurícias”.

O MV Wakashio encalhou a 25 de Julho num recife na costa sudeste da ilha. Os 20 membros da tripulação foram evacuados com segurança após o naufrágio.

O navio pertence a uma empresa japonesa, tem bandeira do Panamá e transportava 3.800 toneladas de combustível que começou a vazar no mar após o acidente em Pointe d’Esny, próximo ao aeroporto internacional das Maurícias, no sul da ilha.

Um porta-voz da Mitsui OSK Lines, a operadora da embarcação, garantiu a Tóquio que as operações de extração do combustível por helicóptero foram afectadas pelo mau tempo: “Tentamos colocar uma rede de contenção em torno da fuga, mas não funcionou por causa das ondas”, explicou, acrescentando que alguns tanques não apresentam risco de vazamento.

Muito procurada pelas suas lagoas e praias paradisíacas, o arquipélago das Maurícias é um importante destino do turismo internacional.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.