Recorde de calor em Svalbard, arquipélago norueguês do Árctico

Svalbard, o arquipélago norueguês situado no Círculo Polar Árctico, atingiu temperaturas acima dos 20 graus no sábado, a mais quente registada em mais de 40 anos e que quase iguala o recorde absoluto, de acordo com o Instituto Meteorológico da Noruega.

Com um pico de 21,2 graus na tarde deste sábado, o arquipélago experimentou o seu segundo dia mais quente desde o início dos registos meteorológicos.

O único precedente conhecido é a 16 de Julho de 1979, quando o mercúrio atingiu 21,3 graus, disse à AFP a meteorologista de serviço do instituto, Kristen Gislefoss.

O grupo de ilhas, às vezes mais conhecido como Spitzberg, fica a cerca de 1.000 quilómetros do Polo Norte. O pico de calor deste sábado, que deve durar até segunda-feira, está bem acima das temperaturas normais nesta altura do ano.

As temperaturas habituais em Julho, o mês mais quente do Árctico, são da ordem de 5 a 8 graus em Svalbard.

De acordo com os cientistas, o Árctico está a aquecer  duas vezes mais rápido que o planeta inteiro.

De acordo com um  relatório oficial norueguês  “Clima em Svalbard 2100”, recentemente divulgado, a temperatura média em Svalbard para o período 2070-2100 deve aumentar de 7 a 10 graus entre 1970 e 2000, dependendo do nível de emissões humanas nas próximas décadas.

A mudança já é visível. “De 1971 a 2017, foi observado um aquecimento de 3 a 5 graus, com os maiores aumentos a ocorrerem no Inverno”, afirma o relatório.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.