Covid-19. Nem o cérebro escapa à fúria do novo coronavírus

Um estudo preliminar feito com pacientes hospitalizados com a Covid-19 descobriu que a doença pode causar danos no cérebro, causando complicações como derrames, inflamações, psicoses e sintomas análogos aos da demência em alguns casos graves. 

As conclusões de uma nova investigação constituem o primeiro olhar detalhado sobre uma série de complicações neurológicas associadas à Covid-19, anunciaram os investigadores responsáveis pelo estudo. Os autores sublinham, no entanto, a necessidade de estudos mais amplos para descobrir os mecanismos que estão na origem dos danos, bem como ajudar na demanda por eventuais tratamentos: “Este estudo constitui um retrato  importante das complicações cerebrais da Covid-19 em pacientes hospitalizados. É importante que continuemos a recolher estas informações para que possamos verdadeiramente entender o vírus por completo”, disse Sarah Pett, professora do University College de Londres que co-liderou o trabalho. O estudo, publicado na revista Lancet Psychiatry na semana passada, examinou em detalhe 125 casos em todo o Reino Unido. O investigador Benedict Michael, que representou a Universidade de Liverpool no projecto, esclareceu que é importante notar que o estudo teve por base pacientes com complicações graves. Os dados foram recolhidos entre os dias 2 e 26 de Abril, quando a doença se estava a espalhar de forma exponencial no Reino Unido.

Os danos de natureza vascular-cerebral mais comuns registados são os derrames, que foram registados em 77 dos 125 pacientes analisados. Destes, a maioria tinha mais de 60 anos de idade, e a maioria dos casos foi causada por um coágulo no cérebro, configurando o chamado derrame isquémico. 

O estudo também descobriu que 39 dos 125 pacientes mostraram sinais de confusão ou mudanças de comportamento que reflectiam um estado mental alterado. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.