O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, arregaçou este sábado as mangas e plantou, na encosta da Taipa Pequena, um exemplar de machilus chinensis, uma das poucas espécies arborícolas nativas de Macau. A iniciativa repete um gesto similar protagonizado pelos seus antecessores no cargo, Edmund Ho Hau Wah e Fernando Chui Sai On.
Com o gesto, habitualmente integrado na Semana Verde de Macau, Ho Iat Seng quis sensibilizar os residentes do território “para a importância da preservação e valorização do meio ambiente e das árvores”, explica o Governo, numa nota de imprensa.
O Chefe do Executivo teve ao seu lado o secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, o presidente do Conselho de Administração do Instituto para os Assuntos Municipais, José Tavares e ainda o presidente do Conselho Consultivo para os Assuntos Municipais do IAM, António José Dias Azedo.
O exemplar de machilus chinensis – uma árvores da família das lauráceas – que Ho Iat Seng plantou tem três metros de altura e está situada nas imediações das árvores da mesma espécie que os dois primeiros Chefes do Executivo, Edmund Ho e Chui Sai On plantaram respectivamente em 2000 e em 2010. A par de uma outra árvores que Edmund Ho plantou no Jardim Comendador Ho Yin, as duas árvores – a que se junta a árvore este fim-de-semana plantada por Ho Iat Seng – são as únicas árvores não centenárias que integram a lista das “Árvores Antigas e Preciosas de Macau”.
Na zona da Taipa Pequena onde as árvores foram plantadas há uma pequena área florestal composta por árvores nativas de Macau e do sul da China, com a Canforeira, a Falsa Canforeira, a Árvore da Canga ou a Árvore da Pata de Pato.
Leave a Reply