Hong Kong. Lei do hino nacional já está em vigor

A polémica lei sobre o hino nacional chinês, que pode acarretar até três anos de prisão para quem insulte a “Marcha dos Voluntários”, entrou esta sexta-feira em vigor na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, após ter sido aprovada a 4 de Junho pelo Conselho Legislativo do território vizinho.

Fontes citadas de forma anónima pela Rádio e Televisão de Hong Kong – (RTHK) afirmaram que a polícia da antiga colónia britânica recebeu formação sobre como aplicar o diploma e que as directrizes internas “sugerem que a legislação só deve ser utilizada contra aqueles que deliberadamente insultam” o hino.

Os que o fazem não só arriscam uma pena de prisão de até três anos como também multas de até de 50.000 dólares de Hong Kong.

Os deputados do campo pró-democrata, bem como milhares de manifestantes, mostraram-se contra a nova lei, que consideram violar a liberdade de expressão, além de não a considerarem a forma adequada de levar as pessoas a respeitarem o hino nacional chinês.

A situação em Hong Kong tem vindo a deteriorar-se de há um ano a esta parte devido ao impacto dos protestos pró-democracia na economia do território vizinho. O PIB local caiu 2,8 por cento e 3 por cento nos últimos dois trimestres de 2019, respectivamente, e 8,9 por cento no primeiro trimestre de 2020, o que foi agora agravado pela paralisia causada pela pandemia do coronavírus.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.