Obra de Banksy roubada em Paris foi encontrada em Itália

Um trabalho atribuído ao artista britânico Banksy – uma homenagem às vítimas dos ataques de Novembro de 2015 em Paris  – que foi roubado em 2019 da casa de espetáculos Bataclan, foi encontrado durante uma operação policial no centro da Itália, informou na quarta-feira a polícia italiana.

“Recuperamos a porta roubada no Bataclan com um trabalho de Banksy representando a menina triste”, disse à AFP um agente da polícia italiana, em Teramo, no centro do país.

A operação foi conduzida a pedido da polícia francesa e realizada na presença de agentes franceses, disse o mesmo responsável.

A obra, atribuída ao famoso artista britânico anónimo Banksy, tinha sido pintada na porta de emergência da casa de espectáculos parisiense Bataclan, constituindo uma homenagem às 90 pessoas que foram mortas no local a 13 de Novembro de 2015 durante os ataques terroristas que atingiram Paris.

A obra foi roubada em Janeiro de 2019, junto com a porta em que foi pintada.

De acordo com o jornal La Repubblica, citando o Ministério Público de L’Aquila, a porta foi encontrada numa quinta, na zona rural dos Abruzzi.

A descoberta “foi possível graças a investigações conduzidas pelo Ministério Público italiano em colaboração com a polícia e a justiça francesas”, afirmou o jornal.

Feita com estêncil e tinta branca, a obra atribuída a Banksy representa uma personagem feminina de aparência triste e foi concebida numa das saídas de emergência, localizada atrás do Bataclan, a mesma porta pela qual muitos dos clientes da sala de espectáculos escaparam durante o ataque terrorista.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.