
As autoridades indianas apreenderam diamantes, pérolas e peças de prata avaliadas em vários milhões de dólares que se encontravam num armazém na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong. A apreensão foi feita ao abrigo da investigação de que está a ser alvo de um comerciante de joias que foi detido em Londres.
Com um valor estimado em 180 milhões de dólares norte-americanos, as joias apreendidas estiveram nos últimos dois anos nos armazéns de um empresa de logística de Hong Kong, depois de terem sido retiradas do Dubai em 2018, explicou o organismo indiano responsável pela investigação de crimes financeiros.
As joias e pedras preciosas pertenciam a Nirav Modi e ao seu tio Mehul Choksi, que também fugiu da Índia e se encontra actualmente exilado na ilha caribenha de Antígua.
Modi encontra-se preso preventivamente no Reino Unido. O empresário indiano foi preso pelas autoridades britânicas no ano passado, mais de um ano depois de as autoridades de Nova Deli terem alegado que Modi estava envolvido numa fraude bancária no valor de 1,8 mil milhões de dólares norte-americanos. Modi deixou o país no início de 2018 e radicou-se em Londres.
As autoridades indianas estão a tentar obter a sua extradição para que possa responder perante a justiça do país. Nova Deli alega que as empresas controladas por Nirav Modi defraudaram o Banco Nacional do Punjab, de capitais estatais, através do recurso a documentos e a relatórios financeiros falsos que terão garantido empréstimos substanciais ao empresário. O dinheiro terá sido usado para comprar e importar jóias.
Leave a Reply