O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que ordenou que o seu Governo inicie o processo para eliminar o tratamento especial concedido à vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, como resposta aos planos da República Popular da China de impor a nova lei da segurança nacional na antiga colónia britânica.
Trump fez o anúncio numa conferência de imprensa na Casa Branca, em que a alegou que a China não respeitou as garantias sobre a autonomia de Hong Kong. O presidente norte-americano considera que o que diz ser “a investida de Pequim contra Hong Kong” é uma tragédia para o povo de Hong Kong, da China e do mundo.
A medida anunciada por Donald Trump ocorre depois de a República Popular da China ter dado luz verde aos planos de impor uma nova lei de segurança nacional e depois de o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmar que o território não merece continuar a gozar de tratamento especial à lei da legislação dos Estados Unidos Da América que garantia tratamento diferenciado à cidade, enquanto centro financeiro internacional.
Leave a Reply