O Governo vai começar a transferir a 16 de Junho uma tranche de apoio pecuniário no valor de 15 mil patacas, no âmbito das medidas de relançamento da actividade económica equacionadas pelo Executivo em resposta ao impacto económico da pandemia do novo coronavírus. A medida abrange todos os trabalhadores do sector privado com salários inferiores a 60 mil patacas.
O montante, explicou o Governo, será depositado por transferência bancária na conta dos beneficiários. Os residentes que não estão inscritos como contribuintes e não preencheram a declaração do imposto profissional entre 2017 e 2019 estão excluídos do subsídio, esclarece o Executivo.
Ainda assim, e de acordo com a Rádio Macau, o Governo decidiu atender à situação de taxistas, de guias turísticos, de pescadores ou dos comerciantes que arrendam bancas nos mercados, a quem será concedido um apoio de dez mil patacas.
O novo pacote de apoio, dado a conhecer em detalhe na sexta-feira, prevê ainda a distribuição de uma comparticipação financeira que oscila entre os 50 mil e os 200 patacas, destinada a empresas e a profissionais liberais. O montante da comparticipação será calculado tendo por base o número de trabalhadores que empregam.
Nestes casos, o montante é pago através do expediente de cheque cruzado, a partir de 18 de Junho.
Leave a Reply