Coronavírus. PIB de Macau caiu 48,7 por cento no primeiro trimestre

Nos três primeiros meses do corrente ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de Macau recuou 48,7 por cento em termos anuais homónimos, devido ao impacto do surto epidémico do novo coronavírus. De acordo com um comunicado de imprensa este sábado publicado, a economia do território ressentiu-se da queda drástica da procura global.

A Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) recorda na nota de imprensa que a economia do território é dominada pelas exportações de serviços, indicador que registou uma queda de 60 por cento em termos anuais homólogos. De acordo com a DSEC,  as exportações de serviços de jogo caíram 61,5 por cento entre Janeiro e Março e as exportações de outros serviços turísticos sofreram uma queda ainda mais drástica, na ordem dos 63,9 por cento. Já as exportações de bens caíram 23,5 por cento em termos homólogos.

A incerteza decorrente do surto epidémico do novo coronavírus fez ainda cair a procura interna em 17,5 por cento, uma tendência propiciada sobretudo pela diminuição do investimento em activos fixos e por uma queda substancial no consumo privado, não obstante as medidas de estímulo do Executivo, que acabaram por se traduzir por um acréscimo de cinco por cento da despesa de consumo final do Governo. As importações de bens e as importações de serviõs caíram respectivamente 30,8 e 30,3 por cento, de acordo com a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.