China. Volkswagen investe dois mil milhões de euros no sector da mobilidade eléctrica

O grupo alemão Volkswagen anunciou esta sexta-feira um investimento de dois mil milhões de euros no sector de veículos eléctricos na República Popular da China.

A China, que representa 40 por cento das vendas da Volkswagen, é “o maior mercado mundial da e-mobilidade. Em 2025, 1,5 milhões de veículos movidos a novas energias serão vendidos no país”, indica a empresa num comunicado.

O investimento permitirá que o grupo alemão assuma uma parte maioritária numa empresa conjunta que a Volkswagen já possui na China, a JAC. A obtenção da posição maioritária vai custar ao grupo alemão mil milhões de euros.

“Ao assumir o controlo, a Volkswagen tem condições para avançar para o desenvolvimento de mais modelos eléctricos e infra-estruturas”, explicou a construtora alemã.

O que resta do montante vai servir para que a empresa aquira uma participação num fabricante local de baterias, o Gotion High-Tech.

Nos últimos anos, a República Popular da China tornou-se o maior mercado de automóveis do mundo. Mas, pela primeira vez desde a década de 1990, as vendas de veículos estão em queda, num contexto de desaceleração da economia global e de tensões comerciais com os Estados Unidos da América.

A pandemia do novo coronavírus provocou em Fevereiro uma queda de quase 80 por cento no ritmo anual das vendas de carros, complicando um contexto que se apresenta como desfavorável desde 2018.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.