As primeiras indicações relativas à eventual eficácia de uma potencial vacina contra o coronavírus podem estar disponíveis apenas no Outono, reconheceu o resposável pela aliança de vacinas GAVI a um jornal suíço. Seth Berkley considera que há ainda um longo caminho a percorrer para que uma vacina esteja amplamente disponível.
“Infelizmente, não sabemos que vacina poderá funcionar ou até se haverá alguma. Se tivermos sorte, talvez tenhamos indicações no Outono sobre a eficácia de uma potencial vacina”, disse o responsável da GAVI, Seth Berkley, ao NZZ am Sonntag numa entrevista publicada no domingo.
“Mas temos ainda um longo caminho pela frente até que uma substância activa aprovada se torne disponível em grande quantidade e ao dispor da população global.”
O Outono no hemisfério norte tem início a 22 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Num apelo à coordenação de esforços a nível global, no sentido de que uma vacina possa ser produzida e compartilhada, Berkley defende que é necessário um acordo internacional para aumentar a capacidade de fabrico para que uma vacina possa ser produzida em grande número assim que for encontrada: “Os governos devem trabalhar juntos para compartilhar o conhecimento sobre vacinas que têm, caso as suas não sejam boas”, defendeu o responsável, acrescentando que é possível que algumas vacinas funcionem melhor para grupos etários mais jovens e outras para grupos etários mais velhos.
Berkley instou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a emitir directrizes claras sobre o uso e a distribuição de uma eventual vacina, no sentido de impedir que um eventual tratamento seja disponibilizado primeiro aos ricos, ao invés de ser distribuído pelas pessoas mais necessitadas.
Se uma vacina eficaz se tornar disponível num número inicialmente limitado, a vacina deve ser usada primeiro para imunizar o pessoal de saúde, defendeu o director executivo da GAVI.
Leave a Reply