As autoridades japonesas não permitiram a retirada de avião dos residentes de Macau que se encontram a bordo do “Diamond Princess”, o cruzeiro que se encontra sob quarentena no porto de Yokohama. As autoridades japonesas considerarem que os cinco residentes da RAEM tiveram contacto próximo com passeiros infectados pelo novo coronavírus.
Os cinco residentes do território ainda não saíram do cruzeiro e ainda não têm indicação de quando vão sair, explicou a chefe do departamento de licenciamento e inspecção da Direção dos Serviços de Turismo, Inês Chan, em conferência de imprensa.
O Governo esperava que os cinco residentes fossem retirados esta quinta-feira através de um avião fretado pelo Governo de Hong Kong, porque nenhum deu teste positivo de novo coronavírus, explicou a Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Doenças Infecciosas e Vigilância da Doença, Leong Iek Hou.
De acordo com a mesma responsável, as autoridades japonesas consideram que são pessoas de contacto próximo com infectados e por isso terão de fazer uma nova quarentena.
Dois idosos infectados com o novo coronavírus, que saíram do cruzeiro em quarentena no Japão, morreram, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde japonês.
Estes são os primeiros casos mortais entre mais de 600 pessoas infectadas com o Covid-19 no navio Diamond Princess, o que eleva para três o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no país.
Estes dois octogenários, uma mulher e um homem, tinham alguns problemas de saúde e foram retirados do barco em 11 e 12 de Fevereiro, indicou uma fonte do ministério e a estação pública de televisão japonesa NHK.
Na quarta-feira à noite, Tóquio anunciou mais 79 casos confirmados a bordo, o que elevou o número total de infectados no Diamond Princess para 621 pessoas. O cruzeiro, ancorado no porto de Yokohama, a sul de Tóquio, é o maior foco de Covid-19 fora da China continental.

Leave a Reply