Covid-19. Eis o nome oficial para a doença causada pelo novo coronavírus que se disseminou a partir da cidade continental de Wuhan e que já matou mais de um milhar de pessoas. A Organização Mundial da Saúde fez o anúncio num tweet publicado ao final da tarde desta terça-feira.

O nome é uma versão abreviada da doença de coronavírus 2019: “Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, a um animal, a um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também seja pronunciável e esteja relacionado com doença”, adianta a OMS.
A decisão teve por base directrizes acordadas entre a OMS, a Organização Mundial de Saúde Animal e a Organização para Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas.
Atribuir um nome à doença é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes. Também nos fornece um formato padrão para uso em futuros surtos de coronavírus ”, prossegue a OMS.
O vírus propriamente dito é chamado 2019-nCoV, embora seja frequentemente denominado de novo coronavírus pela OMS. Também foi chamado de novo coronavírus de 2019, e na comunicação social é cada vez mais chamado apenas de coronavírus.
Ainda não está claro se se pode dizer que alguém com sintomas leves contraiu a COVID-19 ou se a doença se refere apenas aos casos mais graves. No entanto, as orientações técnicas da OMS definem uma “pessoa com confirmação laboratorial da infecção por 2019-nCoV, independentemente de sinais e sintomas clínicos”.
Leave a Reply