Alguns dos nove pacientes que se encontram internados no Centro Hospitalar Conde de São Januário depois de terem testado positivo ao novo coronavírus vão receber alta nos próximos dias, reiteraram as autoridades de saúde do território na conferência de imprensa de balanço aos esforços de contingência do surto epidémico decretados pelo Governo.
“Alguns deles vão receber alta nos próximos dias”, Lei Wai Seng, médico adjunto da direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário, depois da possibilidade ter sido pela primeira vez adiantada no domingo pela Direcção dos Serviços de Saúde.
Lei Wai Seng indicou que, nas últimas 24 horas foram testadas 289 amostras no Laboratório de Saúde Pública, um número que mais do duplicou em relação aos dias anteriores, uma vez que a despistagem foi alargada a grupos considerados como de maior risco.
No total, nas últimas semanas foram realizados 861 testes. Destes foram já descartados 820 casos suspeitos. Trinta e uma pessoas continuam a aguardar o resultado das análises, enquanto 27 já saíram do isolamento imposto pelas autoridades de saúde do território.
Uma das primeiras medidas decretadas pelo Executivo, para além de enviar milhares de alunos e funcionários públicos para casa, passou pelo racionamento de máscaras.
A epidemia provocada pelo coronavírus detectado em Wuhan causou já 1.018 mortos, dos quais 1.016 na China continental, onde se contabilizam mais de 42 mil infectados, de acordo o mais recente balanço divulgado pela Comissão Nacional de Saúde chinesa.
Na segunda-feira, de acordo com os dados anunciados pela Comissão Nacional de Saúde da China, registaram-se no território continental chinês 108 mortes e foram detectados 2.478 novos casos de infecção, para um total de 42.638, em especial na província de Hubei, onde perto de 60 milhões de pessoas permanecem em quarentena.
Leave a Reply