México. Forte histórico do centro do México alvo de assalto

Uma quadrilha de ladrões roubou objectos de uma fortaleza histórica transformada em Museu, no local onde o México lutou contra a França na emblemática Batalha de 5 de Maio de 1862 no estado de Puebla, no centro do país, informaram as autoridades mexicanas neste domingo (29).

O Forte de Guadalupe foi uma das fortalezas defendidas pelo general Ignacio Zaragoza contra o ataque do poderoso exército francês e agora abriga peças históricas da batalha.

“Após as inspecções e as primeiras comparações com o inventário da Colecção do Museu, determinou-se a ausência de três sabres e cerca de 36 moedas e medalhas históricas”, destaca em um comunicado o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

O roubo ocorreu na noite de sexta-feira, mas só foi reportado na madrugada de sábado. Os ladrões, que estavam armados, conseguiram fugir depois de se terem apoderado do telemóvel do segurança. Os suspeitos levaram ainda as gravações das câmeras de vigilância do museu.

De acordo com um relatório da polícia, dois ladrões foram surpreendidos na manhã de sábado quando roubavam moedas antigas de uma urna.

Os responsáveis pelo museu, que se encontra sob a alçada do Instituto Nacional de Antropologia e História, estavam a contar moedas e outras peças para determinar a extensão do roubo no domingo.

Puebla, a cerca de 120 quilómetros da Cidade do México, possui uma riqueza importante em museus e templos com peças com um valor inestimável.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.