Filipinas. Tufão Phanfone já chegou ao arquipélago

O tufão Phanfone atingiu esta terça-feira o centro do arquipélago das Filipinas, onde as autoridades pediram a milhares de pessoas para deixarem as suas casas. De acordo com a agência France Presse (AFP) não há registos de feridos nesta fase, pouco depois do Phanfone, que passou de tempestade tropical a tufão, ter atingido a ilha de Samara, com rajadas de 150 quilómetros por hora.

As regiões costeiras da região, assim como as que provavelmente serão inundadas ou serão alvo de deslizamentos de terras foram evacuadas na terça-feira, disseram as autoridades, citadas pela AFP, sem terem avançado, contudo, números: “Algumas famílias hesitaram em deixar as suas casas porque querem celebrar o Natal nos seus lares, mas as autoridades locais irão forçá-las a fazê-lo, caso se recusem a ter em conta as nossas advertências”, disse Reyden Cabrigas, responsável regional da protecção civil local, à AFP.

O responsável adiantou que as evacuações estão em curso e sublinhou: “O nosso objectivo é não ter vítimas”.

De acordo com a Agência France Press, milhares de pessoas também ficaram retidas nos portos devido à interrupção das ligações marítimas nas regiões que serão atingidas pela tempestade.

Mais de 21.000 passageiros de ‘ferrys’, que tentavam regressar a casa durante as férias de Natal, foram bloqueados nos portos do arquipélago, cuja população é maioritariamente católica.

Dezenas de ligações aéreas internas também foram suspensas. Os serviços meteorológicos filipinos indicaram que a Phanfone, que significa “animal” em laosiano, deveria atingir as Filipinas entre a tarde de hoje e a manhã de quinta-feira e que os ventos poderiam atingir 120 quilómetros por hora.

Em média, uma vintena de tufões e tempestades tropicais atingem em cada ano as Filipinas, provocando centenas de mortos. Em meados de Dezembro uma tempestade tropical atingiu o norte do país e provocou 13 mortos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.