Chui Sai On no Japão para entronização de Naruhito

O chefe do Executivo de Macau “foi convidado” para a cerimónia de entronização, na terça-feira, do imperador Naruhito do Japão, foi este domingo anunciado. Fernando Chui Sai On parte na segunda-feira para Tóquio e “regressa a Macau, ao final do dia de terça-feira, depois de terminada a cerimónia”, de acordo com um comunicado oficial.

Cerca de 2.500 convidados e dignitários de quase 200 países, como o chefe de Estado do Brasil, Jair Bolsonaro, representantes de outras famílias reais como o príncipe Carlos do Reino Unido, ou o antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy, vão estar presentes nas cerimónias.

O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão a 1 de Maio passado, no dia seguinte ao pai, Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 17 anos, que a lei imperial não autoriza a assumir o trono. O irmão mais novo do actual imperador, o príncipe Akishino, de 53 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono, à frente do filho Hisahito, de 13 anos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.