
Fósseis de um grande dinossauro carnívoro que terá sido um imponente predador há cerca de 115 milhões de anos foram desenterrados na Tailândia. A descoberta ajuda a entender um animal que está entre os primeiros membros de um grupo de dinossauros conhecidos por ter os dentes similares aos dos tubarões, usados para rasgar carne.
Paleontólogos afirmaram esta quarta-feira que o dinossauro, baptizado com o nome de Siamraptor suwati, tinha mais de 9 metros de comprimento e pesava ao menos 3,5 toneladas. O Siamraptor, maior dinossauro carnívoro alguma vez descoberto na Tailândia, viveu durante o período cretácico num ecossistema centrado num sinuoso sistema fluvial e alimentava-se de dinossauros herbívoros, de acordo com a equipa responsável pela descoberta.
O paleontólogo Duangsuda Chokchaloemwong, da Universidade Nakhon Ratchasima Rajabhat e do Museu de Fósseis Khorat, na Tailândia, adiantou que esqueletos parciais de quatro dinossauros da espécie foram encontrados em Korat, na Tailândia. Os fósseis incluem partes do crânio, espinha dorsal, membros, quadris e dentes: “O Siamraptor é o maior predador neste ambiente e, logo, pode ser o maior predador daquele período no tempo”, complementou Soki Hattori, paleontólogo da Universidade da Prefeitura de Fukui e do Museu de Dinossauros da Prefeitura de Fukui, no Japão.
Leave a Reply