
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, apresentou este domingo vários programas regionais, dotados de 72 milhões de euros, dirigidos a seis países de Ásia Central. A iniciativa tem como propósito promover medidas ao nível do meio ambiente, educação, energia e igualdade de género.
A divulgação deste conjunto de medidas foi feita por Mogherini na reunião ministerial entre a União Europeia (UE) e Ásia Central, em Bishkek, capital do Quirguistão, no quadro da implementação da nova estratégia comunitária para a região, adotada em Junho último.
Os programas regionais são dirigidos ao Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão e Afeganistão, anunciou este domingo a Comissão Europeia.
Os 72 milhões de euros alocados aos programas somam-se aos mais de 1.000 milhões de euros já dados pela União Europeia em ajuda bilateral e regional à Ásia Central para o período 2014-2020, sendo que servirão para apoiar medidas nas áreas do meio ambiente, da luta contra alterações climáticas, consumo e produção sustentáveis, energia, igualdade de género, luta contra o terrorismo e da educação.
A União Europeia vai investir, em concreto, 20 milhões de euros numa nova central hidroeléctrica no Tajiquistão, dois milhões no empoderamento económico das mulheres na região, especialmente as afegãs, 36 milhões no sector de educação no Quirguistão e quase 14 milhões no crescimento sustentável inclusivo.
Além disso, a União Europeia está a preparar outros programas nas áreas do desenvolvimento sustentável no Uzbequistão, no comércio inter-regional, na saúde e na luta contra o terrorismo através de ajuda tecnológica: “A dinâmica regional positiva na Ásia Central e a procura de uma cooperação mais estreita com a União Europeia é uma oportunidade importante para uma aliança mais próxima e mais forte”, disse Mogherini, citada no comunicado da Comissão Europeia.
Leave a Reply