Indonésia. Tribunal Constitucional rejeita alegações de fraude nas presidenciais

O Tribunal Constitucional da Indonésia rejeitou na quinta-feira o pedido de impugnação dos resultados eleitorais, que alegava ter havido uma gigantesca fraude. A decisão abre caminho à tomada de posse de Joko Widodo para um segundo mandato como Presidente.

De acordo com o Tribunal Constitucional, os advogados que representam o candidato derrotado nas eleições de Abril, Prabowo Subianto, não conseguiram provar as alegações de que existiram milhões de votações falsas e posições tendenciosas das instituições estatais.

A posição do Tribunal Constitucional não foi inesperada, já que os documentos apresentados ao tribunal para sustentar as alegações de fraude se baseavam apenas em artigos de jornais.

Desde meados de Junho que Jakarta se encontra sob alerta, altura em que começaram as audições no Tribunal Constitucional sobre as alegadas irregularidades nas eleições presidenciais.

Protestos realizados a 21 e 22 de Maio causaram oito mortos, centenas de feridos e a detenção de mais de 400 pessoas.

Várias acusações de alegadas irregularidades foram apresentadas por Prabowo Subianto, genro do antigo ditador Suharto, criticando a forma como decorreram as eleições em que Joko Widodo foi reeleito Presidente, com 55 por cento dos votos.

Organizações de direitos humanos, como o Setara Institute, manifestaram preocupação sobre a acção de alguns dos apoiantes de Prabowo mais extremistas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.