Trump confirma encontro com Xi Jinping à margem do G20

Arquivo

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, confirmou na terça-feira que vai manter uma “longa reunião” com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, sobre a disputa comercial entre os dois países. O encontro vai decorrer à margem da cimeira do G20 que se realiza no final deste mês, no Japão.

Donald Trump disse que pretende discutir com Xi a guerra comercial entre os EUA e a República Popular da China que se prolonga há dois anos e que se encontra atualmente num impasse político, após uma escalada de sanções tarifárias sobre produtos de ambos os países.

“Eu tive uma boa conversa telefónica com o Presidente Xi, da China. Na próxima semana teremos uma longa reunião, durante a cimeira do G20, no Japão”, escreveu na quarta-feira Trump na sua conta pessoal na rede social Twitter. O presidente norte-americano acrescentou que as equipas de negociações dos dois países já começaram a preparar o encontro.

A cimeira do G20 vai decorrer em Osaka, no sul do Japão, nos dias 28 e 29 de Junho. A reunião entre Trump e Xi ocorre num momento de elevada tensão entre as equipas que procuram negociar o acordo comercial EUA/China.

Em Maio, o Presidente dos Estados Unidos da América elevou os taxas para as importações chinesas no valor de cerca de 200 mil milhões de euros sobre 25 por cento de produtos chineses, alegando falta de progresso nas negociações com Pequim.

Em retaliação, as autoridades chinesas impuseram tarifas sobre as importações dos Estados Unidos da América no valor de cerca de 60 mil milhões de euros.

Vários analistas consideram que, a longo prazo, a guerra comercial entre os EUA e a China terá um grande impacto na economia mundial, em particular pela erosão da confiança dos consumidores e dos investidores.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.