
A Confederação Asiática de Futebol deve decidir até ao final do mês se permite a realização de um novo encontro entre as selecções de Macau e do Sri Lanka ou se, em contrapartida, atribui à selecção cingalesa a entrada no processo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, competição que tem o Qatar como país anfitrião.
A Associação de Futebol de Macau decidiu, contra a vontade dos jogadores da selecção do território, não se apresentar em Colombo para o desafio da segunda mão da pré-eliminatória de apuramento para a competição. Em vez de desqualificar automaticamente a formação da RAEM, como mandam as regras do torneio, a Confederação Asiática de Futebol poderá estar inclinada a conceder uma nova oportunidade à selecção do Lótus, a julgar pela inclusão de Macau no lote de equipas que poderão participar no sorteio da fase regular de qualificação para o Mundial 2022, a ser realizado a 17 de Julho em Kuala Lumpur.

Na segunda-feira, na capital da Malásia, a Confederação Asiática de Futebol deu a conhecer o posicionamento com que as selecções asiáticas partem para o sorteio do próximo mês. A selecção do Lótus e o Sri Lanka integram o quinto de cinco grupos de oito equipas, definidos de acordo com a última edição do ranking da FIFA, publicada no final da semana passada. Os responsáveis pela Confederação Asiática de Futebol adiantaram apenas o que já se conhecia: a decisão relativa à pré-eliminatória entre Macau e o Sri Lanka continua pendente.
As 40 equipas que vão disputar a campanha asiática de apuramento para o Campeonato do Mundo do Qatar vão ser divididas em oito grupos de cinco equipas, que vão competir entre si num formato “round robin” entre 5 de Setembro próximo e 9 de Junho de 2020.
A República Popular da China, de novo orientada pelo italiano Marcelo Lippi, parte para a fase de qualificação com o estatuto de cabeça de série e não vai, por isso, defrontar equipas como o Irão, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália, o anfitrião Qatar, os Emirados Árabes Unidos ou a Arábia Saudita.
O Bangladesh, o Camboja, Guam, a Malásia e a Mongólia já entraram em campo na pré-eliminatória de qualificação para o Mundial, tendo superado os respectivos adversários. Depois de ter derrotado o Sri Lanka em Zhuhai pela margem mínima, com um golo do defesa Filipe Duarte, Macau estava em boa posição para se juntar ao grupo, mas a Associação de Futebol de Macau alegou riscos acrescidos de segurança para não disputar o encontro da segunda mão, em Colombo.
A campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo do Qatar serve também para decidir os finalistas da edição de 2023 da Taça da Ásia de Futebol, competição que se disputa na China continental.
Os vencedores de cada um dos grupos e os quatro segundos melhores classificados, num total de doze equipas, conseguem carimbar tanto a passagem à fase final do Mundial, como à fase final da principal competição asiática de futebol.
As restantes doze equipas, das 24 que disputam a fase final da edição de 2023 da Taça da Ásia, serão decididas numa segunda campanha de apuramento disputada pelos 24 melhores equipas entre as que não conseguiram o apuramento para o Mundial.
Leave a Reply