Huawei volta a garantir que não espia para Pequim

O responsável pelo departamento de segurança cibernética da Huawei reiterou esta segunda-feira (10) no Parlamento britânico que a empresa chinesa de telecomunicações não tem nenhuma obrigação de espiar para Pequim caso o governo central venha a solicitar o procedimento.

John Suffolk disse numa audiência numa comissão parlamentar do hemiciclo britânico que a Huawei consultou os seus advogados para perceber se uma lei chinesa que obriga à cooperação entre empresas e o Governo em relação à segurança poderia impor alguma obrigação sobre acções de espionagem no exterior.

A lei foi citada pelo governo dos Estados Unidos da América na tentativa de obrigar os Governos de todo o mundo a afastar a Huawei dos planos de desenvolvimento das redes nacionais de quinta geração.

O depoimento de Suffolk na comissão de ciência e tecnologia do Parlamento do Reino Unido foi prestado num momento em que a Grã-Bretanha se prepara para publicar as directrizes políticas que deverão levar à utilização da tecnologia de próxima geração: “Não há leis na China que nos obriguem a trabalhar com o governo chinês”, assegura Suffolk. “A nossa análise legal é que esse não é o caso”, complementa o responsável.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.