
O primeiro comboio de passageiros a circular na região russa do Ártico com destino à Noruega largou na quarta-feira da estação de São Petersburgo. A composição transporta 91 passageiros e a viagem tem por objectivo testar a viabilidade da rota.
“O Ártico fascina todo mundo”, disse Nurlan Mukash, diretor-executivo do grupo turístico alemão Lernidee Еrlebnisreisen, a empresa responsável pelo projecto.
“O destino já foi explorado por agências de turismo canadianas e norueguesas, mas não foi o caso da Rússia”, acrescentou.
O comboio, denominado “Zarengold” (“O ouro dos czares”, em alemão) está dotado de dois vagões-restaurantes. A composição vai efectuar o trajecto a partir de São Petersburgo passando por Petrozavodsk, pela cidade histórica de Kem e por Murmansk.
Em Murmansk – de longe a maior cidade situada acima do Círculo Árctico – os turistas vão desembarcar e seguir de ônibus para Kirkenes, na Noruega, antes de terminar a viagem, com uma deslocação de barco até Oslo ou de avião até a ilha de Spitsbergen.
A viagem completa prolonga-se por onze 11 dias e oferece aos passageiros a possibilidade de conhecer áreas que de outro modo seriam difíceis de aceder, de acordo com os organizadores.
Os 91 turistas que participam na viagem inaugural são provenientes de sete países, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha, a Noruega e a Rússia.
“Queremos que a viagem se realize de forma mais regular no futuro”, disse Mukash, acrescentando que a viagem deve ser feita duas vezes por ano e quatro vezes em 2021.
Com o degelo dos calotes polares provocado pelo aquecimento global, a Rússia deseja tornar-se a maior potência económica e militar do Árctico, com a exploração de novas rotas comerciais.
Leave a Reply