
A expansão das áreas ocupadas pelo Homem e a caça levaram os chimpanzés, o parente mais próximo dos humanos no reino animal, a concentrarem-se em pequenas bolsas florestais. O alerta foi dado na terça-feira por especialistas, no final de uma reunião de três dias que decorreu na Alemanha.
Todas as quatro subespécies do primata africano estão ameaçadas de extinção. Pelo menos uma – o chimpanzé ocidental – sofreu uma redução populacional de mais de 80 por cento ao longo de três gerações.
Quarenta especialistas em chimpanzés de todo o mundo – com uma experiência combinada de 300 anos de campo – lançaram um alerta colectivo para salvar o único animal cujo DNA se sobrepõe ao humano em 98 por cento.
“Ao longo das décadas em que temos trabalhado com comunidades de chimpanzés selvagens, todos vimos os nossos grupos de estudo ficarem isolados”, sublinharam os especialistas num comunicado. “Os chimpanzés estão a ser confinados a guetos florestais”.
A principal ameaça para os chimpanzés e outros grandes mamíferos é a perda de habitat.
A África ainda tem grandes extensões de savana e floresta intactas, mas essas áreas estão a encolher rapidamente devido à expansão das cidades, à exploração mineira, ao desmatamento e à agricultura industrial.
Espera-se que a população humana do continente africano, que é actualmente de 1,2 mil milhões, duplique até meados do corrente século e chegue a quatro mil milhões até o final do século.
Leave a Reply