
O Governo e as autoridades da vizinha província continental de Guangdong assinaram esta segunda-feira um total de nove memorandos de entendimento, durante a edição de 2019 da Conferência Conjunta de Cooperação Guangdong-Macau. De acordo com a emissora em língua chinesa da Rádio Macau, entre os acordos assinados está o que viabiliza a construção de comportas no Porto Interior.
De acordo com a Ou Mun Tin Toi, os restantes memorandos têm por pano de fundo o envolvimento das duas regiões no projecto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. De acordo com Mi Jian, director dos Serviços de Estudo de Políticas e Desenvolvimento Regional, os acordos hoje assinados têm por finalidade projectos bem definidos.
As autoridades da RAEM e da vizinha província continental vão conduzir em conjunto estudos de viabilidade tendo em vista não apenas a construção de uma barreira anti-cheia no Porto Interior, como também o processo de transferência do Posto Fronteiriço da Flor-do-Lótus para a ilha da Montanha. Mi Jian lembrou que esta última empreitada corresponde a “um processo mais complicado” que dita o envolvimento do Governo Central.
Leave a Reply