Depois de meses de incerteza, a confirmação. O Circuito da Guia vai receber em Novembro o novo monolugar com que é disputado o novíssimo Campeonato do Mundo de Fórmula 3. O novo carro é mais potente que o seu antecessor e os especialistas temiam que pudesse ser demasiado poderoso para o traçado do território.
A nova temporada da Fórmula 3 fez-se ao asfalto no início do mês e até Setembro os pilotos que disputam a competição terão que aprender a dominar o novo monolugar para poderem brilhar no último e mais apetecido desafio da época. Em Novembro, a Taça do Mundo volta a reunir no Circuito da Guia alguns dos mais promissores pilotos da actualidade, mas a estrela da prova-raínha do Grande Prémio de Macau deverá mesmo ser mesmo o carro introduzido esta temporada.
O novo monolugar é mais potente que o seu antecessor e o detalhe esteve na origem de uma vaga de especulação que colocava em causa a possibilidade do novo bólide poder apresentar potência a mais para as características do traçado do território. A própria Federação Internacional do Automóvel (FIA) alimentou a polémica, ao emitir um comunicado em que escrevia que “os detalhes relativos à implementação do novo monolugar estavam ainda sob discussão”.
Na altura, as alternativas que se prefiguravam incluíam a restrição da potência dos novos monolugares, a utilização da antiga geração dos Dallara (que permanece em uso na Euroformula Open, por exemplo) ou o recurso aos novos F3 Regional, monolugares com potência reduzida.
O impasse foi esta quarta-feira dilacerado pela Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau na conferência de imprensa de apresentação da edição de 2019 do certame. O organismo assegura que a maior parte dos lugares da grelha de partida para a Taça do Mundo de Fórmula 3 será ocupado por pilotos que disputam o F3 Championship.
O presidente da Associação Geral de Automóveis de Macau-China e coordenador da subcomissão desportiva da comissão organizadora do Grande Prémio, Chong Coc Veng, sublinhou por sua vez que “as negociações em relação às corridas deste ano” já terminaram entre a FIA e a organização do Grande Prémio: “O Grande Prémio de Macau de F3 vai introduzir em Macau os mais recentes carros de Fórmula 3, com uma potência máxima de 380 cavalos, mais 140 cavalos de potência do que o anterior monolugar de F3”, disse.
Este novo carro já foi usado na prova de abertura do campeonato de Fórmula 3 da FIA, realizada em Barcelona, a 11 e 12 de Maio. “Após a conclusão do Campeonato na Europa, muitos destes carros e pilotos virão a Macau para competir na Taça do Mundo de F3 da FIA”, sublinhou.
Trinta pilotos em representação de dez equipas disputam a primeira edição do Campeonato de Fórmula 3, a única prova que utiliza o monolugar que será usado no Circuito da Guia. Por esclarecer ainda está a possibilidade de formações que não disputam a prova – como a Motopark, vencedora da última edição da Taça do Mundo – poderem ou não disputar a prova-raínha do Grande Prémio de Macau.
O Fórmula 3 Championship termina em Setembro na cidade russa de Sochi. Abu Dhabi fica de fora do calendário da competição.
Leave a Reply