
O arquitecto Manuel Graça Dias vai ser recordado no sábado, no cinema Monumental, em Lisboa, com filmes e um debate sobre o seu legado, bem como sobre a ligação ao cinema.
“Com Egas José Vieira, com quem fundou o atelier de arquitectura Contemporânea, teve, desde os anos 1990, uma relação de trabalho constante com a Medeia Filmes e [o produtor e exibidor] Paulo Branco. São deles os projectos dos Cinemas Medeia Monumental, em Lisboa (1993) e Cidade do Porto (1994)”, refere a produtora.
No sábado, será exibido o documentário “Arriverdeci Macau” (2012), que Graça Dias fez com Rosa Coutinho Cabral, sobre o arquitecto Manuel Vicente, e as curtas-metragens “A Encomenda” e “A Limpeza”, ambas de 2013, que Graça Dias escreveu e realizou.
A sessão contará ainda com a exibição do último episódio do programa “Ver Artes Arquitectura”, que apresentou na RTP, nos anos 1980, e um excerto de uma entrevista filmada, ainda inédita.
Haverá ainda uma conversa sobre a sua obra com os arquitectos Egas José Vieira, Luís Urbano e a realizadora Rosa Coutinho Cabral. Manuel Graça Dias morreu em Março, aos 66 anos.
Leave a Reply