Organizadores da Semana de África solidários com Moçambique

As associações locais dos países africanos de língua portuguesa vão promover a edição de 2019 da Semana de África com eventos de música, gastronomia ou cinema. A iniciativa vai ainda servir para conduzir uma campanha de recolha de donativos para ajudar as províncias moçambicanas atingidas pelos ciclones Idai e Kenneth.

“A Associação de Amigos de Moçambique, uma das entidades organizadoras do certame, estará no local para receber donativos e iremos passar o evento em directo nas redes sociais para continuar a chamar a atenção para o flagelo que ainda se vive naquela província de Moçambique”, disse à agência Lusa a presidente da Associação de Amizade Macau-Cabo Verde, Ada Sousa.

A segunda edição do evento, que decorre entre 21 e 26 de Maio, tem como objectivo dar oportunidade aos africanos que vivem em Macau de “matarem a saudade de vários aspectos da sua cultura”, mas também dar a conhecer a cultura aos restantes residentes e turistas do território, explicou Ada Sousa.

“Macau é uma cidade multicultural. Temos a obrigação e as pessoas de Macau têm o direito de sentir a diversidade cultural dos países africanos”, apontou.

Cinema, exposições de pintura e artesanato, workshops de tecidos africanos, palestras, música, dança, pinturas ao vivo, moda e artes plásticas estão entre as actividades patentes em vários pontos de Macau.

Moçambique foi pela primeira vez atingido por dois ciclones muito intensos na mesma época chuvosa.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em Março. A tempestade provocou 603 mortos e afectou cerca de 1,5 milhões de pessoas.  O ciclone Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em Abril, matou 45 pessoas e afectou 286.000 pessoas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.