Washington volta a aumentar tarifas sobre produtos chineses

Os Estados Unidos da América vão aumentar na sexta-feira as tarifas de 10 para 25 por cento sobre 200 mil milhões de dólares em produtos chineses importados. O anúncio foi feito no domingo pelo presidente Donald Trump. O chefe de Estado norte-americano lamenta que as negociações comerciais entre os dois países estejam a avançar “muito lentamente”.

“Durante dez meses, a China pagou 25 por cento das tarifas aos Estados Unidos da América por 50 mil milhões de dólares em produtos tecnológicos e 10 por cento em 200 mil milhões de dólares em outras mercadorias”, afirmou o presidente dos Estados Unidos da América no Twitter. “Os 10 por cento vão passar a ser 25 por cento na sexta-feira”, acrescentou.

A medida é anunciada numa altura em que uma grande delegação chinesa é esperada em Washington. A comitiva é aguardada na quarta-feira para negociações comerciais que foram apresentadas como definitivas, capazes de finalmente conduzir a um acordo.

O presidente dos Estados Unidos da América decidiu no início de Dezembro suspender o aumento das tarifas devido à retoma das discussões comerciais: “O acordo comercial com a República Popular da China está a avançar, mas muito lentamente, enquanto eles estão a tentar renegociar. Não!”, exclamou Trump.

O presidente dos EUA procura reduzir o défice comercial colossal dos Estados Unidos com a República Popular da China. Washington apresentou um desequilíbrio financeiro de 378,73 mil milhões de dólares em 2018.

Para além de uma maior abertura do mercado chinês aos produtos americanos, a administração Trump exige de Pequim mudanças estruturais que ponham fim à transferência forçada de tecnologia norte-americana, ao roubo de propriedade intelectual ou a subsídios a empresas estatais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.