Equipa médica recebe certificação da OMS para agir em cenários de catástrofe

Uma equipa médica do território foi esta terça-feira acreditada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para responder a emergências a nível internacional, nomeadamente catástrofes naturais, anunciou em comunicado a Direcção dos Serviços de Saúde.

Composta por 120 membros dos Serviços de Saúde e do Corpo de Bombeiros, a equipa vai prestar “serviços ambulatórios e de emergência, incluindo ginecologia e pediatria”, entre outras “necessidades de assistência médica urgentes”, refere um comunicado das autoridades. Trata-se da quinta equipa chinesa de prestação de cuidados médicos em situações de emergência a receber o aval da OMS.

Com a certificação, a resposta a emergências estende-se a todo o “país e ao estrangeiro”, com a equipa em causa a poder responder a “catástrofes naturais ou surtos de doenças infecciosas”.

A equipa de Macau tornou-se a quinta a nível nacional a receber a certificação da Organização Mundial de Saúde. O processo teve início no ano passado, tendo sido aprovado e formalizado na tarde de terça-feira, com a presença de peritos da organização internacional.

De acordo com a mesma nota, “está previsto que possam atender diariamente mais de uma centena de consultas externas, incluindo situações de reanimação”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.