Tradução. Fórum Macau e IPM assinam acordo de cooperação

O Fórum Macau e o Instituto Politécnico de Macau (IPM) assinaram esta quinta-feira um acordo tendo em vista o uso de um sistema de tradução chinês-português baseado em inteligência artificial.

Trata-se de um “sistema auxiliar de tradução chinês-português/português-chinês de documentos oficiais”. As duas entidades prevê que a cooperação venha a dar um novo impulso aos trabalhos da construção da plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, pode ler-se num comunicado divulgado pelo Fórum e citado pela agência Lusa.

A coordenadora do Gabinete de Apoio do Secretariado permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Teresa Mok, sublinhou que o recurso às novas tecnologias como ‘big data’ e inteligência artificial, irá permitir que os trabalhos de tradução chinês-português possam ser elevados para outro patamar de exigência, precisão e eficiência”.

Citado na mesma nota, o presidente do IPM, Marcus Im Sio Kei, explicou que o “sistema auxiliar de tradução chinês-português/português-chinês de documentos oficiais” desenvolvido por aquele instituto é (…) baseado na mais avançada tecnologia, usando a inteligência artificial”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.